domingo, 2 de outubro de 2011

Tentando falar de AMOR...



Deus disse: "ASSIM, PERMANECEM AGORA ESSES TRÊS: A FÉ, A ESPERANÇA E O AMOR. O MAIOR DELES, PORÉM, É O AMOR."

Por muito tempo eu critiquei quem agia emocionalmente. Não achava certo os pais passarem a mão na cabeça de filhos que erram. Várias vezes maldisse  as mulheres que permitiam sofrer humilhações de seus companheiros sem reagir. Tudo em nome da justiça, sempre defendi  a justiça acima de tudo. Justiça sem olhar a quem.


Hoje esse pensamento está meio abalado.  Se Deus diz que o amor é maior, maior até que a morte, porque insisto em colocar a justiça sobre o amor?
O amor esquece desonra, abandono, erros e nos instrui para podermos conviver com os defeitos dos seres amados.  Acho que diante desse pensamento, hoje estou mais preparada para um novo relacionamento, e lamento as tantas outras relações que deixei escapar por causa do meu foco nas mínimas falhas existentes no outro. Mas eu vou colocar a culpa nas projeções. Geralmente a gente projeta o ser ideal, e ao se relacionar com alguém desejamos que aquela pessoa seja idêntica ao que temos idealizado. Queremos que ela pense, fale e aja conforme ao ser que projetamos em nossa mente.
Mas vejo que nada disso importa. Pessoas perfeitas não existem, inclusive eu não sou e nem chego perto. Os outros podem engolir meus monstruosos defeitos, mas eu... no alto do meu egoísmo não conseguia desculpar pequenas falhas de fabricação que o próximo portava.
Deus não quer isso, que nos relacionemos idealmente, até porque nós não conseguiremos, uma vez que somos seres humanos limitados, perfeito aqui só DEUS.
Mas é importante frisar que esse amor que Deus fala é o amor primeiro, o amor que o criador tem pela criatura. Não devemos generalizar e permitir tudo por amor, pois se isso acontece a coisa vira bagunça, a permicibilidade pode gerar promiscuidade  e facilitar atos ilegais. Há pessoas que não tem Deus em sua vida e realizam maldades, a esses não conseguimos amar com facilidade, as vezes nem conseguimos perdoá-los, se isso acontece... só vejo uma saída... nessa relação nunca houve amor.
As minhas críticas feitas aos pais que educam mal seus filhos, não é algo bom, mas na bíblia Deus repreende as crianças e fala como deve ser o agir dos pais para com os filhos inquietos. Podemos verificar isso em:
Proverbios 13:24 – “QUEM SE NEGA A CASTIGAR SEU FILHO NÃO O AMA ; QUEM O AMA NÃO HESITA EM DISCIPLINÁ-LO”.
Provérbios 29:15 – “A VARA DA CORREÇÃO DÁ SABEDORIA, MAS A CRIANÇA ENTREGUE A SI MESMA ENVERGONHA A SUA MÃE.”
Provérbios 29:17 – DISCIPLINE SEU FILHO, E ESTE LHE DARÁ PAZ; TRARÁ GRANDE PRAZER A SUA ALMA.”
A repreensão deve ser feita, mas com amor e nunca debaixo da ira.

Deus é amor, e o amor tudo supera. Desentendimentos vão existir, mas o perdão foi feito para ser praticado 70x7 (setenta vezes sete).
Amar é se doar 100% a alguém sem esperar nada em troco. Se doar apenas em prol do bem do outro porque apesar de tudo, o mal do outro acaba sendo o seu próprio mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário